Como é a atmosfera de marketing da sua loja?

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Quando um cliente procura qualquer que seja a empresa em busca de um produto, ele não está almejando adquirir apenas o objeto de COMPRA– ele almeja mais, ele está em busca de uma experiência total com o produto e a marca.

Em 1973, o Professor Philip Kotler, conhecido como o Papa do Marketing, escreveu um artigo denominado de “Atmospherics as a marketing tool”, que em uma tradução livre significa “A atmosfera como FERRAMENTA DE MARKETING”. Em seu artigo, já naquele período, o famoso professor destacava a importância de se pensar em um ambiente acolhedor e que proporcionasse bem-estar para seus clientes – o que conseqüentemente traria sucesso aos negócios.

Anos se passaram, e faço agora um questionamento: quantos varejistas você conhece, que possui preocupação com a satisfação total do cliente e bem-estar? Outro dia cheguei em um grande redes varejista, que ao solicitar um copo com água o próprio gerente disse que não tinha tempo para comprar – ISSO É FOCO NO CLIENTE? 

Retomando a linha de pensamento, quando o cliente busca sua loja, além do produto, ele também deseja ser recebido bem – ao avaliar o processo geral da COMPRA, ele levará em consideração outros pontos além do item adquirido. Ele fará um julgamento do serviço, atendimento, PROPAGANDA sinalização, formas de pagamento, amabilidade e diversos outros fatores intrínsecos. Portanto, é dever de todo varejista, pensar nesta EXPERIÊNCIA TOTAL DE COMPRA.

Segundo a Prof. Dra. Claudia Buhamara, em seu livro Marketing para o Varejo, uma atmosfera agradável reforça a possibilidade de compra, da mesma forma que uma atmosfera desagradável, confusa ou deprimente pode desestimular a compra.

Para finalizar, listei alguns outros itens que deve ser considerado no PDV (Ponto de Venda) quando falamos de atmosfera e experiência de compra:

  1. As cores que você utiliza no PDV – tomar cuidado para não poluir visualmente;
  2. A disposição dos elementos e organização dos produtos – seguindo a mesma linha do item anterior;
  3. A musica da rádio interna – como é a acústica, ritmo utilizado, e volume? – a mesma lógica vale para ações de frente de loja. SOM ALTO INCOMODA O CLIENTE.
  4. O clima está agradável – o ar deve está sempre em boa temperatura.
  5. Como está o aroma da loja? Isso vale também para o perfume que os vendedores utilizam.

Essas são minhas dicas para que você ganhe pontos e tenha foco na experiência do seu cliente e não apenas no produto. Pense nisso e Sucesso nas vendas! 

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